Por que não enxergamos através da parede?

   Vamos entender, por que não vemos algo do outro lado de uma parede. Para começar, você deve entender que a luz, é a principal responsável por nossa visão. Espere! Nós não enxergamos através dos olhos? Sim, mas com a ajuda da luz. Em um ambiente muito escuro, você não pode ver com clareza todos os objetos. Você pouco notará os detalhes, e objetos com pouca capacidade de emitir luz, você nem verá, ou verá mas sem entender direito o que é.

   Existem os materiais que refletem luz, materiais que recebem luz e absorvem e materiais que a luz atinge, mas atravessa. Quanto mais claro o material, mais luz ele emite. E se o material é transparente é por que a luz conseguiu traspassa-lo. As cores mais claras, são melhores para roupas de verão. As roupas com cores mais escuras recebem a luz e, por não ser boas refletoras, ficam mais calorosas. Pois a luz, que é quente, não tem para onde ir, e fica contida na roupa escura. Veja o esquema a seguir para entender como funciona um elemento transparente:

esquema de como funciona objetos transparentes

No exemplo 1; temos os raios de sol, atravessando o vidro. O vidro é um objeto transparente, ou seja: a luz pode traspassa-lo para o outro lado. Isso só ocorre com materiais, que não conseguem barrar a luz.
No exemplo 2; temos o vidro que é um material transparente, cujo a luz atravessa.
No exemplo 3; temos dois tocos de madeira, cujo a luz não pode atravessar.
Vamos perceber o seguinte: se tivermos uma matéria não transparente atrás de uma matéria transparente, poderemos enxergar a nossa imagem sendo refletida. Isso acontece porque a luz atravessa a matéria transparente, mas não passa pela matéria que barra a luz, então a luz recocheteia e volta e se colide com a retina dos seus olhos, depois volta e atravessa a matéria transparente, se colide com a matéria não transparente e volta, e se colide com a sua retina, assim muito sucessivamente. Por esse efeito de recochete da luz entre os materiais transparente e não transparente com a retina temos uma visão igual a de espelho. Se não podemos enxergar pelas paredes, é porque a luz não pode atravessar a parede. Se a luz pudesse atravessar a parede, ou um ser humano você poderia enxergar do outro lado. Materiais como os da parede de uma casa contém matérias cujo a luz não consegue atravessar. Todo elemento que é transparente permite que a luz atravessa. O efeito espelho só é possível com a existência de um elemento transparente por cima de um elemento não transparente. No vidro de um carro, quando o sol bate na sua frente, podemos ver o nosso reflexo e o de outras coisas. A luz atravessa o vidro, mas o escuro, que fica junto com a intransparência dos corpos que há la dentro não recebem com força a luz que vem de fora, então a luz atravessa o vidro, mas não atravessa os corpos que existem dentro do carro, gerando o efeito espelho. Se a luz atravessar o vidro e encontrar-se com o vidro do outro lado, você verá tudo o que há do outro lado. Você sempre verá seu reflexo no vidro, a menos que se mova e veja o outro vidro do outro lado.
   Você nunca verá do outro lado de um objeto transparente se a luz estiver totalmente apagada. Também não irá enxergar nenhum objeto translucido, nem seu reflexo nem coisa alguma. A sua visão; como a de qualquer outro ser vivo que enxerga, trabalha com base na luz. Sem luz não há como enxergar nada! As cores, sejam claras ou escuras, são definidas pela luz. Não adianta birrar, gritar, chorar, essa é a realidade dos fatos. Você pode me processar, me espancar, me expulsar desta galáxia, mas essa é a realidade!

Comentários